Apelo à participação no estudo sobre "Níveis de Referência de Diagnóstico em Portugal"

A Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, como centro colaborador da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a Proteção Contra as Radiações e Saúde, está a promover um estudo de modo a estabelecer os Níveis de Referência de Diagnóstico (NRD) ao nível nacional, para os procedimentos mais frequentes de radiologia geral e de tomografia computorizada.

Este estudo, de âmbito nacional, tem o patrocínio da Direção-Geral da Saúde e a parceria da DFM da SPF, da SPRMN e do IST\C2TN.

O estudo assenta no preenchimento de um questionário de recolha de dados relacionados com os equipamentos radiológicos e os valores de dose em doentes. O questionário estará disponível para preenchimento ATÉ 27 DE ABRIL DE 2018 em https://nrdportugal.pt/.

Apela-se a todos os físicos a trabalhar na radiologia para colaborar no estudo. Pois, só com a participação de todos será possível obter valores de referência que permitam refletir as práticas nacionais e alcançar o objetivo de estabelecer NRD ao nível nacional.


Publicado/editado: 04/04/2018

© 2019 Divisão de Física Médica